quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Aumento dos Seios com Prótese de Silicone e a Contratura Capsular





A contratura capsular é a mais importante complicação que pode ocorrer num pós operátorio de prótese de mama.


O que é a contratura capsular?

Toda vez que coloca-se um corpo estranho dentro do nosso organismo, este tenta expulsa-lo ou absorve-lo. Mas há casos, em que a substância colocada não é absorvida e nem eliminada. Nesta situação, nosso corpo cria uma capa de fibrose ao redor desta substância, para isola-la do restante do organismo.
Esta capa, envolve por completo a substância colocada, formando assim a cápsula ao redor do silicone.
Toda mulher que colocou um implante de silicone tem ao redor de sua prótese esta cápsula formada já por volta de 1 mês da cirurgia.
Esta formação capsular passa desapercebida pelas mulhes. Ela é uma das responsaveis por deixar a mama com resultado mais consistente.
No entanto, em algumas pessoas, esta cápsula começa a se contrair e apertar a prótese. Isto pode levar, desde uma leve deformidade da mama, até uma deformidade maior associada a dor.
Quando há um grande grau de contratura, indica-se a retirada da prótese, juntamente da cápsula contraída, e coloca-se novamente outra prótese pelo mesmo local usado na cirurgia anterior.
Na maioria das vezes, resolve-se este problema com a troca.
A origem da causa da contratura capsular ainda não foi esclarecida por completo, e há muita controversa entre as causas responsáveis e também sobre a porcentagem de ocorrência desta enfermidade.

O que se sabe, é que quando o implante possui o seu revestimento liso, a contratura pode ocorrer em até 30% - 40% dos casos.


Implante de Mama Liso

Porém hoje com a mudança do revestimento das próteses, para texturizado esta ocorrência diminuiu muito.


Implante de Mama Texturizado

Um estudo recente, com um grande número de pacientes (mais de 3.000) avaliou a ocorrência da contratura  capsular e fez algumas observações importantes:

- O número de casos observados com  contratura capsular, foram menores que 1%.
- A maioria dos casos ocorreram em torno do quinto ano de pós operatório.
- As próteses texturizadas tiveram menor índice de contratura, quando comparadas com as próteses lisas.
- Não houve diferença entre as marcas de próteses utilizadas.

Se você já possui um implante mamário e tem dúvida se está ou não com contratura capsular, listo abaixo alguns pontos para sua avaliação:

  *   Lembrando que a consulta com um médico especialista, que no caso é um cirurgião plástico, é fundamental para o correto diagnóstico e tratamento.

- Existem vários graus de contratura, sem que haja a necessidade de qualquer intervenção.
- Quando há uma maior contratura, observa-se a alteração do formato do seio. Esta alteração é no sentido de que a mama passa a ser mais ovalada e dismorfica. Podendo adquirir formatos mais irregulares. Importante é realçar que, as alterações referentes a flacidez de pele ou queda da mama, que poderão causar alterações no formato dos seios, não são contratura capsular.
- Ao palpar os seios, percebe-se que a prótese está dura, rígida debaixo da mama, muitas vezes dolorida.
- Em graus mais severos observa-se dor na mama, mesmo na ausência da palpação, associada a alteração importante no formato da mama.
- Importante: a maioria das dores nos seios referidas pelas pacientes, não estão relacionadas a contratura capsular. Portanto, é fundamental a avaliação com um especialista.

A contratura capsular é importante sim, porém hoje com as próteses texturizadas sua ocorrência diminuiu bastante, trazendo mais tranquilidade e qualidade para o pós operatório de quem se submete a colocar um implante no seio.

8 comentários:

  1. quero colocar silicone gostaria de saber o valor da protese de 300 quanto custa o mais ou menos
    raqueuzinha2@hotmail .com

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz por vocês estarem acessando o nosso blog. Este espaço é reservado para conversarmos sobre todos os assuntos da cirurgia plástica e esclarecer as suas dúvidas. Não trataremos de valores aqui,mas podem ligar na clínica para obterem mais informações.

    ResponderExcluir
  3. Em media quando custa uma cirurgia de aumento dos seios, incluindo protese?

    anjo_lu.paiva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. quanto tempo dura um protase de silicone

    ResponderExcluir
  5. oi tudo bem gostaria de saber qual a disponibilidade de hora rio para fazer uma avaliaçao ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fábio

      Atendemos no consultório as segundas , terças e quintas. Por favor entre em contato pelos telefones : 30241521 ou 30281523. Se preferir envie um contato que retornaremos .

      Excluir
  6. Ola, hj pela manha qdo acordei, percebi um dos meus seio com um formato mto diferente parecia que estava fora do lugar a prótese, mas depois voltou ao lugar e esta normal agora, este pode ser um sinal de contratura capsular? fazem 3 anos desde minha cirurgia.

    ResponderExcluir