segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Prótese Panturrilha - Cirurgia Plástica para Aumento da Panturrilha




Dra. Taís Saraceno                        
Cirurgiã Plástica                           


Depois dos seios e dos glúteos, chegou a vez das pernas ganharem próteses para garantir um visual turbinado. A colocação de silicone nas batatas da perna, as panturrilhas, é a nova sensação entre as mullheres que se mostram insatisfeitas na hora de vestir um short ou uma saia mais curta.




A auto-estima baixa pela falta de proporção entre coxa e panturrilha e a vontade de deixar a parte inferior da perna mais torneada é o que tem feito com que a mulherada recorra cada vez mais à cirurgia plástica.


A cirurgia de implante de prótese nas pernas chegou ao Brasil em meados da década de 80. Inicialmente era realizada para corrigir defeitos ocasionados pela paralisia infantil. Atualmente é uma das cirurgias plásticas mais procuradas por quem tem pernas finas com panturrilhas pequenas em relação ao resto da perna, situação que é difícil de corrigir com exercícios ou musculação




Considerações Técnicas


Na operação é colocada uma prótese de silicone na panturrilha. A prótese fica alojada sobre o músculo, o que proporciona um volume natural. A cicatriz é bem discreta porque a incisão é feita na parte posterior do joelho, perto das "dobrinhas". A recomendação após a cirurgia é que os pacientes utilizem meias elásticas e ande com calçados com salto tipo médio. Assim, a prótese fixa-se no local correto.







Os pacientes devem ainda repousar durante três dias. Depois de quinze dias podem retomar as suas atividades normais e dois meses após a cirurgia podem praticar exercícios físicos.


Os implantes de panturrilhas são próteses permanentes com uma forma natural e disponíveis numa extensa gama de volumes. Sua massa específica é idêntica ao do corpo humano. Estes implantes incorporam uma membrana de baixa permeabilidade junto à cápsula, com a finalidade de evitar um microvazamento do gel. O gel de silicone é suficientemente coeso para não migrar, em caso de rotura do implante.







Orientações pré-operatórias




Com a intenção de esclarecer algumas dúvidas, queremos passar orientações que julgamos importantes sobre a intervenção cirúrgica.


Período prévio à cirurgia


  • Discuta detalhadamente com o cirurgião as possibilidade reais de resultado.
  • Esclareça o tipo de incisão que vai ser utilizada e a anestesia.
  • Pergunte que tipo de meia elástica você vai usar.
  • Sempre que houver algum impedimento para a realização da cirurgia já marcada avise imediatamente ao cirurgião ou a clínica.
  • Programe suas atividades sociais, domésticas ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 2 semanas.
Recomenda-se:




  • Evite tomar aspirina ou remédios contendo AAS (ácido acetil salicílico) e vitamina E, pelo menos nas duas semanas que antecedem à cirurgia, pois poderá interferir no processo de coagulação. Isto inclui Ginko-Biloba.
  • Evite todo e qualquer medicamento para emagrecer, que eventualmente esteja fazendo uso, por um período de 10 dias do ato cirúrgico. Isto inclui também certos diuréticos.
  • Evite tomar ou usar substâncias tóxicas ou drogas nas duas semanas antecedentes a cirurgia.
  • Não fume nos 15 dias que antecedem a cirurgia e nas duas semanas de pós-operatório, pois poderá haver retardo da cicatrização.
  • Providencie acompanhante para contato e para a alta da clínica (nome e telefone).
  • Comunique ao médico se tiver episódio de erupção de qualquer tipo de herpes.
  • Não se exceda em exercícios físicos, alimentos e não tome bebidas alcoólicas.
  • A menstruação não é impedimento à sua cirurgia, mas de preferência programe-a para fora do período menstrual.
  • Recomendamos usar roupa de algodão no dia da cirurgia.
  • Comunique qualquer sinal de resfriado, conjuntivite, herpes ou infecções que surgirem na semana anterior à cirurgia. Nestes casos, o procedimento cirúrgico deverá ser transferido até a resolução do processo infeccioso.


 Na Noite Véspera da Cirurgia






Tome banho geral usando sabonete anti-séptico (Sabofen ou similar).
Lave com especial atenção as regiões que vão ser operadas.


Depile as pernas com cuidado, evitando ferimentos ou arranhões.


Alimentação leve até meia-noite.


Evitar bebidas alcoólicas ou refeições muito fartas na véspera da cirurgia.


Observar jejum total de 6 horas antes da cirurgia, inclusive água, cafezinho, balas e refrigerantes.




No Dia da Cirurgia.




Tome banho geral usando sabonete anti-séptico (Sabofen ou similar), com atenção especial para as regiões que irão ser operadas.


 Chegue à Clínica ou Hospital no horário marcado.


 Não esqueça de levar para a clínica ou hospital os seus exames pré-operatórios e a meia elástica recomendada pelo cirurgião.


 Traga sapatos de salto


 Tome somente a medicação prescrita.


 Não use cremes ou maquiagem e deixe pelo menos uma unha sem esmalte ou base.


 Venha com roupas confortáveis e folgadas, pois serão usadas por ocasião da alta.


 Traga uma pequena bolsa com objetos de uso pessoal.


 Não traga jóias ou objetos de valor.


 Ao chegar à Clínica ou Hospital, comunique na recepção o nome e o telefone do familiar ou acompanhante que virá buscá-la(o).




Orientações pós-operatórias




Mantenha repouso relativo nos 3 primeiros dias.


 Não tire a meia elástica ou molhe o curativo neste período.


 Recomenda-se o uso de sapatos de salto médio para não forçar a panturrilha.


 Evite esforços por 14 dias.


 Siga rigorosamente a prescrição médica.


 Não utilize outros analgésicos além dos recomendados.


 Salvo em casos especiais, alimentação livre a partir do segundo dia, principalmente à base de proteínas (carnes, leite, ovos ) e vitaminas (frutas).


 Volte ao consultório para curativos subseqüentes e controle pós-operatório nos dias e horários estipulados.
 Após a retirada dos pontos, permaneça com o curativo de micropore por mais duas semanas.
 Uma vez retirado o curativo, faça massagem nas cicatrizes com o creme receitado pelo médico durante 3 meses.
 Não dirija antes de 3 semanas.
 A exposição ao sol pode ser feita após 30 dias gradativamente.
 Os exercícios físicos moderados podem ser iniciados após 60 dias.
Natação, volei e musculação após 90 dias.
Aguarde para fazer sua “dieta ou regime de emagrecimento”, após a liberação médica. A antecipação desta conduta por conta própria, poderá determinar conseqüências difíceis de serem sanadas.


As perguntas mais comuns quanto a esta cirurgia são:




A CIRURGIA DE PRÓTESE DE PANTURRILHA DEIXA CICATRIZES?
Esta cirurgia permite-nos colocar as cicatrizes bastante disfarçadas, o que é muito conveniente nos primeiros meses. Para melhor esclarecê-la sobre a evolução cicatricial, vamos relatar os diversos períodos pelos quais as cicatrizes infalivelmente passarão:


a) PERÍODO IMEDIATO: Vai até o 30ºdia e apresenta-se com aspecto pouco visível. Alguns casos apresentam uma discreta reação aos pontos ou ao curativo.


b) PERÍODO MEDIATO: Vai do 30º dia até o 12º mês. Neste período há o espessamento natural da cicatriz, bem como se inicia uma mudança de sua cor, passando para mais escuro que vai, aos poucos, clareando. Não podemos apressar o processo natural da cicatrização, e o período tardio geralmente diminui os vestígios cicatriciais.


c) PERÍODO TARDIO: Vai do 12º ao 18º mês. Neste período, a cicatriz começa a tornar-se mais clara e menos consistente, atingindo, assim, o seu aspecto definitivo. Qualquer avaliação do resultado definitivo da cirurgia, no tocante à cicatriz, deverá ser feita após este período.




ONDE SE LOCALIZAM AS CICATRIZES E PRÓTESES?




Na prega posterior do joelho mais ou menos 5 cm de extensão. As próteses estarão localizadas atrás da fascia muscular interna ou externa do músculo gastrocnemio. Por este motico não preenche a canela.




COMO FICARÃO AS CICATRIZES?




As cicatrizes serão permanentes, e vão se modificando com o decorrer do tempo. Cada paciente comporta-se diferentemente de outro, em relação à evolução das cicatrizes, podendo, mesmo, em alguns casos, tornar-se imperceptível.


Certas pacientes podem apresentar tendência à cicatrização inestética (cicatriz hipertófica e quelóide). Este fato deverá ser discutido, durante a consulta inicial, bem como suas características familiares. Pessoas de pele clara tendem a desenvolver menos este tipo de cicatrização.


Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar tais cicatrizes inestéticas, na época adequada. A cicatriz hipertrófica ou quelóide, não devem ser confundidas, entretanto, com a evolução natural do período mediato da cicatrização. Qualquer dúvida a respeito da sua evolução cicatricial deverá ser esclarecida durante seus retornos pós-operatórios, quando se pode fazer a avaliação da fase em que se encontra.


EXISTE CORREÇÃO PARA CICATRIZES HIPERTRÓFICAS?




Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar tais cicatrizes inestéticas, na época adequada. Não se deve confundir, entretanto, o “período mediato” da cicatrização normal (do 30º dia até o 12º mês) como sendo uma complicação cicatricial. Geralmente não realizamos correções cicatriciais antes de 6 meses. Qualquer dúvida a respeito da sua evolução deverá ser esclarecida comigo.


COMO FICARÃO MINHAS PERNAS, EM RELAÇÃO AO TAMANHO CONSISTÊNCIA?




As pernas terão seu volume aumentado através da cirurgia, melhorando sua consistência e forma com a intervenção cirúrgica. Assim é que, neste caso, pode-se escolher o novo volume, pois se dispõe de vários tamanhos e tipos de próteses de silicone a serem introduzidas. Deverá existir uma harmonia entre o volume das pernas e coxas e o tamanho do quadril, característica esta que deve ser objetivada no planejamento da cirurgia. As pernas operada passará por vários períodos evolutivos em função do processo cicatricial.




a) PERÍODO IMEDIATO: Vai até o 30º dia. Neste período, apesar das pernas se apresentarem com aspecto melhorado, sua forma e volume ainda estão além do resultado planejado. Geralmente ainda estão muito inchadas.


b) PERÍODO MEDIATO: Vai do 30º dia até o 3º mês - Neste período, as pernas começam a apresentar uma evolução que tende à forma definitiva. Ainda existe, neste período, um certo grau de “inchaço” das pernas; além disso, o aspecto cicatricial encontra-se em plena fase de transição.


c) PERÍODO TARDIO: Vai do 3º até o 18º mês. É o período em que as pernas atinge seu aspecto definitivo (cicatriz, forma, consistência, volume, sensibilidade, etc.).




O PÓS-OPERATÓRIO DESTA CIRÚRGICA É DOLOROSO?




R: Geralmente ocorre manifestação dolorosa de graus variáveis, comumente associada ao movimento de deambulação, que costuma regredir com analgésicos comuns e uso de meias compressivas.




QUAL O TIPO DA ANESTESIA UTILIZADA?




Anestesia geral; peri-dural ou raquianestesia sob sedação.




A escolha da técnica empregada será a cargo do anestesista da equipe, de acordo com os critérios científicos rigorosos que cada caso demanda.


QUANTO TEMPO DURA O ATO CIRÚRGICO?




Em média de 2 horas. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. Durante o ato operatório, poderá ser emitido periodicamente boletins sobre a cirurgia e o estado da paciente, caso a família queira.


QUAL O PERÍODO DE INTERNAÇÃO?




De 12 a 24 horas, geralmente.


SÃO UTILIZADOS CURATIVOS E DRENOS?




Sim. Curativos elásticos e/ou modelantes, especialmente adaptados a cada tipo de pernas. São trocados periodicamente pela minha equipe.
Os drenos, não são utilizados.




QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS?




Entre o 10o. e o 20o. dia pós-operatório, devendo ser rigorosamente realizados pela minha equipe.


QUANDO PODEREI RETORNAR AOS MEUS EXERCÍCIOS?




Depende do tipo de exercícios e da evolução individual, não existe um período padrão. Exercícios pesados devem aguardar de 30 a 60 dias.




O QUE VEM A SER O ENDURECIMENTO DAS PERNAS (CONTRATURA CÁPSULAR) ?




Conhecida popularmente como rejeição, é uma retração exagerada da cápsula fibrosa (cicatriz interna) que se forma em torno da prótese, que determina diferentes graus de endurecimento à região, quando palpada. Alguns casos podem sofrer retração e em casos de esvaziamento, esta retração poderá ser mais acentuada, se isto ocorrer as próteses poderão ser retiradas e trocadas.




Posteriormente, ambos, eu, cirurgião, e você, paciente, poderemos ponderar sobre a conveniência ou não da reintrodução de outras próteses, com um diferente plano de introdução ou outra conduta que melhor se adapte ao caso. A retração da cápsula não reflete um problema cirúrgico, mas sim, um comportamento reacional exacerbado do organismo, devido à presença das próteses de silicone.






QUANDO O RESULTADO SERÁ DEFINITIVO?




Apesar do resultado imediato e mediato serem satisfatórios, somente entre o 12º e 18º mês é que as pernas atingirão sua forma definitiva. Toda e qualquer preocupação da sua parte deverá ser transmitida à mim que lhe prestarei os esclarecimentos complementares necessários. Um curto período de depressão emocional poderá ocorrer nas 1as semanas, devido ao aspecto transitório e geralmente advém da ansiedade de se atingir o resultado final. Lembre-se que nenhum resultado de cirurgia de prótese de panturrilha pode ser considerado definitivo antes de pelo menos 12 meses.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário