quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

CUIDADOS APÓS A CIRURGIA PLÁSTICA


Dra. Taís Saraceno
Cirurgiã Plástica
Florianópolis - SC

Depois de toda preparação e toda expectativa enfim você realiza a sua tão desejada Cirurgia Plástica!
Parabéns!!!! E agora que cuidados você deve tomar pra que saia tudo dentro do esperado e que o seu resultado seja o melhor possível?


Faça uso correto das medicações nas doses e tempo prescritos.
As medicações prescritas geralmente visam evitar infecções e a dor.Algumas delas podem ter alguns efeitos indesejados mas que podem ser contornados informando o seu médico a respeito deles


Respeite o tempo de repouso orientado.


É importante saber que o repouso recomendado é relativo,ou seja,você não deve forçar muito a área que foi manipulada mas deve sim movimentar-se.Para a sua recuperação e a prevenção de algumas complicações você deve fazer pequenas caminhadas dentro de casa,procurar não ficar deitada na cama durante o dia e quando estiver sentada movimentar as suas pernas.
Algumas cirurgias exigem cuidados especiais de acordo com a região.Na cirurgia das mamas por exemplo, deve-se evitar levantar os braços com frequência ou carregar peso.Na abdominoplastia deve-se respeitar o caminhar na posição curvada  e na cirurgia de prótese de panturrilha recomenda-se o uso de meias elásticas e salto médio.Esclareça o que pode ou não ser feito com o seu médico.


Use a malha pós-cirúrgica recomendada


As malhas elásticas ou soutiens são colocados imediatamente após o término da cirurgia.


O uso do soutien após mamoplastia ou inclusão
 de prótese mamária deve feito em média durante 1 mês .








No caso dos "macaquinhos" cirúrgicos utilizados após a lipoaspiração e a abdominoplastia é comum que haja a necessidade de realizar ajustes com uma costureira por 2 a 3 vezes,o que ocorre com a reduçao do edema ao longo das semanas de pós-operatório.Seu  uso é mantido em torno de 2 meses.



O liftng de braço e de coxas também requerem uso de malhas apropriadas.







Os homens tabém deve fazer uso da malha após a lipoaspiração ou a correção de ginecomastia.







Após a cirurgia de otoplastia recomendamos o uso de faixa elástica de acordo com a possibilidade do paciente (tipo de atividade que exerce) e o uso à noite de uma "touca" para evitar dobrar as orelhas ao dormir.


Após o lifting cervical também é usada uma faixa na região do queixo,que é mantida por pelo menos 15 dias.




Uma dica para a manutenção das malhas :após a secagem ela deve ser colocada na geladeira ou no freezer por no mínimo 30 minutos!


Siga as orientações quanto à necessidade de tratamento fisioterápico no pós operatório.


A cirurgia de lipoaspiração se beneficia muito com a realização de alguns tratamentos de fisioterapia realizados no pós operatório.


Os procedimentos devem ser feitos por uma fisioterapeuta com especialização em dermato-funcional.
Já se pode iniciar a drenagem linfática manual após 72h da cirurgia.Esse tratamento é bastante delicado e não deve te trazer desconforto.Tratamentos como ultrassom são iniciados após a segunda semana e a endermologia pode ser feita após o primeiro mês.


Nas demais cirurgias estes tratamentos podem ser realizados quando indicado se houver necessidade.


Evite exposição Solar sem proteção


Durante as primeiras semanas após qualquer tipo de cirurgia deve-se evitar a exposição ao sol por duas principais razões:
                 - As áreas com manchas roxas podem ficar pigmentadas se forem expostas ao sol
                 - A região operada está na fase aguda do processo inflamatório normal do pós operatório e o sol   pode aumentar essa inflamação de maneira negativa.


Após este período e se não houver mais áreas roxas é em geral permitida a exposição ao sol desde que as cicatrizes estejam cobertas ( roupas de banho) ou bem protegidas( protetor solar,óculos,chapéu ).É possível aproveitar o verão desde que você tome os devidos cuidados.


Uma dica: cubra as cicatrizes com micropore mesmo sob o biquini.


A cicatriz deve ser protegida do sol por um período mínimo de 01 ano e a liberação para a exposição ao sol deve ser feita pelo seu cirurgião.


Escute atentamente o seu médico


Se você confiou no cirurgião plástico escolhido,ele é a pessoa mais recomendada para esclarecer as suas dúvidas.É válido ouvir as amigas que passaram pela mesma cirurgia,mas cada caso é um em particular e o seu médico por certo já adquiriu experiência para saber como será a sua evolução.


Muitas coisas no pós operatório demandam tempo para ficarem  "prontas" e a confiança no profissional que você escolheu é essencial para que essa fase seja tranquila e você possa aproveitar o resultado final !!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário