terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O que são rugas? O que provoca as rugas?



Dr. Eduardo Arnaut
Cirurgião Plástico
Florianópolis


As rugas são vincos ou dobras que podem ocorrer na pele em qualquer região do corpo. O mecanismo responsável pela formação delas é a contração da musculatura. Os músculos estão interligados com o tecido subcutâneo e a pele adjacente, por traves fibrosas. Quando um músculo se contrai, a pele que encontra-se acima dele irá mover-se com esta contração, podendo dependendo da região, produzir um sulco ou uma ruga. Quando somos jóvens a pele tem maior elasticidade e tugor, não realçando tanto estas rugas que estão normalmente sendo feitas e desfeitas com as diversas contrações do nosso corpo. Quando envelhecemos, estas rugas passam a ser mais percebidas. 
 Mesmo as rugas dando um aspecto de sabedoria às pessoas, a maioria não as recebem muito bem. Bilhões de dólares são gastos globalmente no tratamento para amenizar ou acabar com elas.
 Mais comumente, as rugas aparecem à medida que envelhecemos. Elas são uma parte inevitável do processo natural de envelhecimento. À medida que a pele envelhece, com a degeneração do tecido elástico dérmico, a mesma fica mais fina, mais seca e menos elástica. A capacidade da pele de se proteger dos danos externos, também são reduzidas à medida que envelhecemos.
Algumas causas responsáveis por intensificar o apareceimento das rugas são: danos solares, tabagismo, desidratação, alguns medicamentos, fator racial, bem como uma série de outros fatores.
Além dos factores acima referidos, a composição genética de uma pessoa também influencia  em muito,  quando e onde as rugas começam a aparecer.
As rugas da região da face tendem a ocorrer como resultado das espressões faciais, que são formadas pelas contrações musculares.

A maioria das rugas tendem a aparecer nas partes do corpo que recebem a maior exposição solar, incluindo:
Dorso das mãos e Antebraço

Rosto


Pescoço


Existem dois principais grupos, tipos de rugas:

Rugas Dinâmicas: são aquelas que só aparecem quando contraímos a musculatura.


Rugas Estáticas: são aquelas que mesmo sem a contração muscular, são aparentes, geralmente sendo mais profundas. Estas rugas ficam ainda mais evidentes com a contração da musculatura.

As rugas podem ser classificadas ainda quanto a intensidade em:

Sulcos Profundos: são aquelas que vincam mais profundamente a pele, geralmente encontradas nas rugas estáticas.


Linhas finas superficiais: são mais superficiais, não atingindo ainda os planos mais profundos da pele.


Entre estes dois tipos existem vários estágios, várias graduações de intensidade dos vincos.
A maioria dos tratamentos anti-rugas, se realmente são efetivos, tendem a ajudar a reduzir as linhas mais finas. Para vincos médios ou mais profundos,  técnicas mais elaboradas são necessárias para obter um efeito mais satisfatório. Dentre estas técnicas destacam-se o Pelling, injeções com preencimento, Botox (toxina botulínica) e Cirurgias Plásticas.


Quais são os principais fatores que causam as rugas?

Além do processo normal de envelhecimento, os seguintes fatores são conhecidos por promover o desenvolvimento de rugas:

Tabagismo: A ligação entre o hábito de fumar regularmente com o envelhecimento acelerado da pele, é devido a um fornecimento menor e inadequado de sangue para a pele.


A pele clara: As pessoas com pele clara tendem a ter um nível mais elevado de danos causados pelo sol, que geralmente acelera o desenvolvimento das rugas.



Fatores genéticos: Se os seus pais desenvolveram rugas mais cedo do que as outras pessoas, suas chances de fazê-lo também são significativamente mais elevadas do que alguém cujos pais tiveram rugas mais tarde do que outros.


Cabelo: Alguns penteados fornecem mais sombra para o rosto do que outros.



Roupas: Pessoas que tendem a usar chapéus e luvas longas, geralmente desenvolvem rugas mais tarde na vida, em comparação com outras pessoas do mesmo tipo de pele.


Tipo de trabalho: As pessoas cuja ocupação às expõem a mais luz solar, tornam-se enrugadas mais cedo do que pessoas que trabalham longe da exposição do sol. Exemplos incluem: pescadores, agricultores, marinheiros e jardineiros.


A exposição ao raios UV (ultravioleta): Além dos mencionados acima, que têm trabalhos que exponha-os a mais luz solar, as pessoas que passam bastante tempo no sol durante suas horas de lazer, são mais propensas a desenvolver rugas mais cedo.


Expressões faciais: Pessoas que repetidamente sorrim, choram, fazem muito uso de mímica, irão desenvolver linhas finas e rugas mais cedo do que outras que não fazem estas expressões faciais tão frequentemente.  A cada vez que usamos um músculo facial, ocasionamos um sulco sob a superfície da pele. Quando você é jovem a pele tem elasticidade e retorna facilmente ao estado inicial. Com a idade, a pele perde a sua flexibilidade, elasticidade, retornando ao seu estado incial com maior dificuldade e com menor frequencia, resultando em rugas permanentes. 

Quais são as opções de tratamento para rugas?

Livrar-se das rugas ou tomar condutas para amenizar ou adiar o seu desenvolvimento, são medidas quase sempre opcionais, porque as rugas não são geralmente consideradas problemas médicos ou considerados como uma doença, ou seja não são nocivas a saúde.  É importante para a pessoa que esta considerando alguma opção de tratamento, ter isto em mente quando for escolher algum tipo de terapia.

Medicações


Retinóides tópicos: Estes medicamentos de uso tópico, são para ajudar a reduzir as rugas finas superficiais, algumas pigmentações e aspereza da pele. Os retinóides tópicos são derivados da vitamina A. Como este medicamento pode tornar a pele mais suscetível a queimadura solar, o paciente precisa usá-lo com um programa de cuidados da pele para proteger-la contra os raios solares.  Retinóides tópicos podem às vezes causar ressecamento, coceira, sensação de queimação, sensação de formigamento e vermelhidão.





Cremes Anti-Rugas: Estes cremes vendidos legalmente, sem a necessidade de prescrição médica, tem a eficácia consideravelmente variada e dependente principalmente dos princípios ativos que compõem as suas fórmulas. Resultados leves a modestos às vezes podem ser obtidos a partir de retinol, alfa hidroxiácidos, cinetina, coenzima Q10, peptídeos de cobre e antioxidantes.  As concentrações dos ingredientes em um creme anti-rugas, geralmente serão significativamente menores do que em uma fórmula prescrita por um médico. Na maioria dos casos, se notamos algum resultado, estes não costumam durar muito tempo.







Cirurgia e outros procedimentos médicos:

Dermoabrasão: É um procedimento cirúrgico onde realiza-se o desgaste controlado  (abrasão) das camadas superficiais da pele, podendo ser feito com lixas ou outros meios mecânicos. A dermoabrasão é utilizada para a remoção de pequenas rugas, tatuagens, nevos (pintas), e cicatrizes (como as da acne). Haverá algumas crostas, inchaço e vermelhidão, que geralmente desaparecem depois de algumas semanas. A coloração rosa pode demorar vários meses para desaparecer. Os resultados desejados não são imediatos e pode levar vários meses para atingi-los.


Microdermoabrasão: Um poderoso jato de ar é utilizado para pulverização de microcristais de óxido de alumínio em toda a superfície da pele. O procedimento remove a camada mais externa de células da pele, chamada de camada córnea, bem como estimular o crescimento celular na derme subjacente.  A microdermoabrasão é útil para ajudar a dar uma aparência mais fresca e mais suave para a pele, bem como diminuir a aparência de linhas e rugas, poros dilatados, pele grossa e danos causados pelo sol. O paciente pode ter uma pequena vermelhidão nas áreas da pele tratadas.  Tratamentos repetidos são necessários porque, os resultados são geralmente temporários.



Laser Ablativos: Quando utiliza-se este tipo de laser, a epiderme (a camada mais superficial da pele) é atingida por um feixe de laser, enquanto a derme (camada da pele subjacente) é aquecida, o que estimula o desenvolvimento de novas fibras de colágeno. Quando ocorre a recuperação e cicatrização, surge uma camada epidérmica nova, mais suave e mais firme. Esta recuperção leva geralmente 2 semanas, porem a recuperação completa, com retorno da coloração e uma aparencia mais natural, pode levar alguns meses. Neste período é essencial que o paciente proteja-se dos raois solares.






Luz Pulsada e Radiofreqüência:
Terapias mais recentes com laser não ablativos, dispositivos de radiofrequencia e luz pulsada, normalmente atingem de uma maneira mais superficial a epiderme, aquecendo a derme, provocando a formação de novo colágeno e elastina.  A pele fica mais firme e renovada após algumas sessões de tratamento. Tem a vantagem de conseguir um resultado com o tempo de recuperação mais rápido, no entanto, são necessários várias sessões de tratamento e os resultados são mais sutis que o Laser Ablativo.


Botox® - (Toxina Botulínica Tipo A): A toxina botulínica bloqueia os sinais químicos que levam os músculos a se contrairem. Ele é injetado em pequenas doses nos músculo que se deseja paralizar ou diminuir sua força de contração. Como os músculos sob o efeito da toxina, não podem continuar a enrrugar a pele, esta ficará com uma aparência mais lisa. Botox® é eficaz para as linhas na testa e entre os olhos (linhas de expressão), bem como os pés de galinha (em torno dos cantos dos olhos). Como tratamentos, geralmente duram cerca de três a quatro meses, são necessárias repetidas injeções.


Peeling químico:  uma solução química é aplicada nas áreas com rugas, atingindo a camada da epiderme da pele em diferentes níveis de profundidade, dependendo da potência do peeling desejado. A pele é regenerada se torna mais suave e menos enrugada que a pele antiga.  Alguns tipos de peelings químicos podem ser comprados e utilizados sem uma prescrição médica e são geralmente de pequena potência.  Entretanto, os pacientes são aconselhados a ter um profissional médico quando for realizar um tratamento de pele, seja qual for, por mais simples que seja. Quanto menor a potência do peeling, menor será seu efeito percebido.



Face Lift: também conhecida como ritidoplastia, Lifting Facial ou Lifting Cervical,  é um tipo de cirurgia plástica que visa dar uma aparência mais jovem ao paciente.  A ritidoplastia geralmente envolve a remoção do excesso de pele facial e gordura, com ou sem reforço de tecidos subjacentes. É um procedimento mais elaborado e com uma recuperação que dura entorno de 2 a 4 semanas, onde nas primeira semanas o paciente irá apresentar inchaço e eventualmente alguns hematomas. 











Preenchimento facial: como preenchimento podemos incluir: colágeno, ácido hialurônico ou gordura.  Estes são injetados na face para rugas mais profundas ou depressões, funcioam por alisar a pele, empurrando o vinco de dentro para fora, dando à pele mais volume. Os pacientes podem, por vezes, ter inchaço, vermelhidão e hematomas nas áreas tratadas durante um curto período de tempo. Como no tratamento com a toxina botulínica, para resultados duradouros os tratamentos terão que ser repetidos algumas vezes. É bom salientar que os resultados são dependentes de vários fatores, incluindo onde as rugas estão localizadas, bem como a sua profundidade. Não há hoje, nenhum tratamento que pode parar o processo de envelhecimento.






 

 Prevenção de Rugas e Linhas de Expressão:
 Não há nada que podemos fazer para parar o processo de envelhecimento. Todo mundo vai ter rugas e linhas de expressão, que vão se tornarem mais evidentes com o tempo. No entanto, as etapas a seguir podem ajudar a retardar ou minimizar estes processos:

A pele e a Luz do Sol: quanto mais a pele é exposta ao sol, mais rápido ela envelhece. Proteger a pele, usar chapéus, roupas de proteção e usar protetores solares, vão reduzir o dano solar e conseqüente o desenvolvimento das rugas.  Lembre-se que a luz solar é uma fonte vital de vitamina D para os humanos.  Hoje em dia, um número crescente de peritos  estão recomendando um equilíbrio saudável de  alguma exposição solar, evitando-se ao mesmo tempo os excessos desta exposição.

Hidratantes: isto não vai impedir o processo de formação das rugas, mas pode ajudar temporariamente, a deixar menos evidentes as pequenas rugas ou linhas de expressão. A pele normalmente possue glândulas que produzem uma camada oleosa protetora. Durante o dia a pele pode perder parcialmente esta camada, ficando ressecada, quebradiça e sujeita a microtraumas e pequenas inflamações. A pele ressecada tem uma aparência mais envelhecida, ficando com as rugas mais aparentes. Desta maneira é importante um acompanhamento médico para hidratar adequadamente a pele. Cada região do corpo e da própria face, produzem diferentes graus de oleosidade, sendo assim, um creme hidratante para o corpo, pode não ser adequado para o uso na face. Deve-se lembrar que, o excesso de oleosidade na face também é muitas vezes prejudicial, favorecendo o  aparecimento ou agravamento da acne (espinhas).

Fumar acelera o envelhecimento da pele: o tabagismo juntamente com a exposição solar são os dois principais fatores que acentua o envelhecimento da pele. Portanto, parar de fumar deve ser uma prioridade para quem deseja ter uma pele mais saudável e jovial. 

Dormir corretamente:  embora isto não tenha sido extensivamente clinicamente comprovado, muitos especialistas dizem que as pessoas que conseguem pelo menos 7 horas de sono de boa qualidade a cada dia poderão a longo prazo, desfrutar de uma melhor saúde mental e física, bem como proteger a qualidade da sua pele.

PLENNA CIRURGIA PLÁSTICA - UMA NOVA FORMA DE SER VOCÊ...



Nenhum comentário:

Postar um comentário