quarta-feira, 5 de maio de 2010

Segurança em Cirurgia Plástica

Nas últimas semanas encontramos notícias  sobre a elaboração por parte do CFM (Conselho Federal de Medicina) de um protocolo de segurança para a as cirurgias plásticas. Protocolo este que contará com a participação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Na verdade a maior parte dos itens dispostos no projeto deste protocolo já são verificados pelos cirurgiões plásticos que atuam com seriedade e preocupação com o paciente.

A idéia do check list proposto pelo CFM é tornar acessível ao paciente todos os cuidados tomados pela sua equipe médica no pré-operatório (diagnóstico,conduta,exames pré-operatórios), intra-operatório (estrutura da clínica ou hospital,detalhes do ato cirúrgico e anestésico) e pós-operatório (atendimento da equipe médica e de enfermagem durante a internação e após a alta hospitalar).

É importante lembrar que o cirurgião plástico,durante a  sua formação cirúrgica,é preparado e treinado para realizar na sua rotina todo este check list.Durante a  sua residência médica em cirurgia geral,pelo período mínimo de dois anos,o cirurgião plástico familiariza-se com diversos tipos de cirurgias abdominais,vasculares,torácicas e urológicas, além de treinamento exaustivo em situações de emergência. Após esta fase inicia-se o treinamento específico na cirurgia plástica ,com as suas particularidades.
Após estes 05 anos de treinamento o cirurgião plástico pode então ser submetido a uma avaliação pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para obtenção do título de Especialista em Cirurgia Plástica.

Estou detalhando este processo para que se separem claramente os profissionais adequadamente qualificados daqueles que se aventuram em realizar procedimentos sem a mínima qualificação para procedê-los, assim como para evitar ou tratar as suas complicações.

As iniciativas do CFM são sempre bem-vindas e importantes para os que procuram exercer a medicina com correção e à procura do melhor para o seus pacientes.

Atentos a todos os acontecimentos,o Hospital da Plástica de Santa Catarina,instituição em que realizamos as nossas cirurgias,está promovendo um fórum sobre segurança em cirurgia plástica ,para discutirmos todos os procedimentos e trazer o que há de mais atual em relação á prevenção de complicações.
Este fórum contará com a participação de cirurgiões plásticos,anestesiologistas e equipe de enfermagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário