segunda-feira, 2 de julho de 2012

Estudo mostra que o uso do Botox® ao longo dos anos pode permitir resultados mais duradouros a cada aplicação

Plenna Cirurgia Plástica - Uma nova forma de ser você


Dr. Eduardo Arnaut - CRM 8587
Cirurgião Plástico  Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica




Confirmando o que muitos cirurgiões plásticos têm notado, um estudo recém-publicado sugere que os pacientes que mantêm os seus tratamentos com BOTOX®  durante vários anos precisam de menos tratamentos ao longo do tempo para manter seus resultados.


Em média, uma pessoa que receba tratamento da testa ou da glabela (região entre as sobrancelhas) requer retratamento a cada 4 meses. O novo estudo da Escola de Medicina OHSU em Portland, nos EUA, mostra que após 2 anos de tratamentos consistentes, o intervalo entre o tratamento pode ser estendido para 6 meses sem diferença no resultado.


Isso ocorre pelo efeito já esperado de redução da força e da massa muscular nestas regiões provocado pela ausência de contração muscular durante o período em que o músculo esteve paralisado pela ação da toxina botulínica.

E como age a toxina botulínica?

A contração muscular ocorre na junção neuro-muscular, ou seja, no encontro do estímulo nervoso com o músculo. Para que ela se realize, o nervo libera uma substância chamada acetilcolina que irá se ligar aos receptores no músculo para desencadear o processo da contração.


A toxina botulínica age justamente bloqueando a liberação da acetilcolina, inativando os terminais nervosos e impedindo que ela saia do nervo e atinja o músculo. 

Depois de vários meses, os terminais nervosos inativados lentamente recuperam a função. A recuperação de terminais inativados parece ser a base da perda de efeito clínico de vários meses após a injeção.

Como sei se preciso aplicar Botox®?

A toxina botulínica, por este efeito de paralisia muscular, está indicada quando as ruguinhas da face começam a incomodar. Não existe uma idade precisa para iniciar o seu uso.

As rugas mais comumente tratadas são as da testa, glabela ( entre as sobrancelhas) e os pés de galinha ao redor dos olhos. Outras áreas tratadas são as rugas ao redor da boca, aquelas bandas de músculo do pescoço.


Quem aplica botox fica com um rosto artificial?

Há uma confusão entre o efeito causado pela toxina botulínica, que é o de amenizar as rugas e trazer uma expressão mais leve ao rosto, e o preenchimento inadequado da face com excesso de preenchedores mal indicados, que pode gerar uma “boca em bico de pato” e, aí sim, gerar um resultado artificial.

Além de tratar as rugas, há outras indicações para o Botox®?

A toxina vem sendo usada para muitas indicações, desde o estrabismo até o tratamento de dores. No âmbito da estética, outras indicações bastante procuradas são:
  • Hiperhidrose, que é o excesso de suor, que pode acometer as mãos, os pés e as axilas;


  • Sorriso gengival, quando ao sorrir além dos dentes ficarem vísiveis ocorre a exposição exagerada das gengivas.

Qual a duração do Botox?

No tratamento das rugas e do sorriso gengival o seu efeito dura cerca de 4 meses e para hiperhidrose cerca de 8 a 12 meses.

A aplicação dói muito?

Antes da aplicação, pode ser colocada na área tratada uma pomada anestésica e o procedimento é realizado com tranquilidade.







2 comentários:

  1. Quem sabe na próxima vez eu não crio coragem??? A aplicação de Rodrigo ficou perfeita!! ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi Sara.

    Você viu que a aplicação é super simples e tranquila. Da próxima vez acabamos com qualquer ruguinha de preocupação!!! Te vejo em Outubro.

    ResponderExcluir