quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Remoção de Tatuagem

Plenna Cirurgia Plástica - Uma nova forma de ser



Dr. Eduardo Arnaut - CRM 8587
Cirurgião Plástico  Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica






Fazer uma tatuagem pode ser um marco importante para algumas pessoas, mas a probabilidade de mudar de opinião, a respeito dela, com o passar dos anos, é muito grande.


Estima-se que cerca de cinquenta por cento das pessoas que fazem tatuagens se arrependem mais tarde.

ONDE SE LOCALIZA A TATUAGEM? 


A tatuagem consiste de um pigmento exógeno, introduzido na derme através de agulhas. Os pigmentos inoculados são fagocitados por macrófagos localizados na derme e aí permanecem definitivamente.



Parte do pigmento pode ser destruído pelo organismo levando ao clareamento da tatuagem ou a mudança da sua cor, o que leva algumas pessoas a fazerem o retoque da tatuagem , com a colocação de mais pigmento



COMO REMOVER A TATUAGEM?


Pelo fato do depósito do pigmento ocorrer na derme, que é a camada mais profunda da pele para que ocorra a retirada desse pigmento muitas vezes é feita a remoção da derme, o que pode gerar cicatrizes.

Pigmento localizado na derme

Ressecção da tatuagem

 Retira-se a tatuagem cirurgicamente. Pode ser necessária a ressecção parcelada da lesão se o tamanho for muito extenso. Isso ocorre pois pode haver falta de pele para o fechamento da ferida caso toda a tatuagem seja retirada, então programam-se dois ou mais procedimentos. Essa técnica irá deixar uma cicatriz de comprimento um pouco maior que o da tatuagem.


Ressecção parcelada de uma tatuagem em perna


Dermoabrasão

Essa técnica consiste em raspar a pele até que todo o pigmento da tatuagem seja retirado. A questão é que muitas vezes esse pigmento encontra-se muito profundo na pele e a abrasão retira uma quantidade grande de derme e esta não consegue se regenerar e no local surge uma cicatriz. Essa cicatriz tem grande tendência a se tornar hipertófica (elevada) e pode ser do tamanho da tatuagem retirada.



Cicatriz pós dermoabrasão



É uma técnica que na nossa opinião não traz bons resultados e não a utilizamos na nossa clínica.


 Remoção a laser

A remoção a laser é um procedimento que alcança e fragmenta o pigmento para que ele possa ser fagocitado pelas células de defesa do organiso sem a retirada da derme.


o laser penetra na derme fragmentando o pigmento

 
Q-swicthed é o laser utilizado em nossa clínica para remoção de tatuagens. Trata-se de uma modalidade que produz pulsos extremamente curtos (na ordem de nanossegundos), capazes de gerar picos de energia óptica extremamente altos ( centenas de megawatts), suficientes para produzirem eficientes efeitos fotoacústicos, sem interação térmica com a pele. Como resultado, os pigmentos indesejados são fragmentados em minúsculas partículas que serão, posteriormente, fagocitadas pelo organismo.




Processo de fagocitose do pigmento




Esse equipamento tem um handpiece que é utizado para dirigir o feixe de luz sobre a tatuagem com uma ponteira que assegura uma cobertura mais fácil do desenho da tatuagem evitando que se repasse 2 vezes no mesmo local (sobreposição). Isso permite um controle maior sobre o procedimento e assim maior segurança   (menor chance de queimaduras e de efeitos indesejados).

Raio de ação da ponteira do  Q switch( quadrado)
comparado a outros equipamentos

Handpiece. É o equipamento que seguramos sobre a
 tatuagem para disparar o feixe de luz do laser



FATORES IMPORTANTES NA REMOÇÃO DA TATUAGEM A LASER 
Cor do pigmento

Em geral, o laser é  capaz de remover completamente ou quase completamente a tatuagem. Em algumas circunstâncias, o processo de remoção de tatuagem a  laser pode deixar uma pequena quantidade de tinta que não pode ser removida, Isso depende da cor do pigmento.


Antigamente as  tatuagens costumavam ser pretas, agora há laranjas e roxos e outras cores são muito mais difíceis de remover. O que torna tão difícil de remoção de tatuagem, é que vários lasers são obrigados a remover as várias cores. Cada cor requer um comprimento de onda diferente, o que significa que diferentes lasers podem precisar ser utilizados. Normalmente as cores azul e preto são as mais fáceis de remover e outros tons são mais difíceis de serem retirados.
Tamanho da tatuagem

O tamanho também pode desempenhar um grande papel. Quanto maior a tatuagem, mais tempo levará para a sua remoção.



Se você desenhar uma linha muito escura , com um lápis e a desenhar  muito pesado, você tem que apagá-la novamente e novamente para elimina-la totalmente. Então, há sempre a possibilidade de que sua tatuagem não será completamente apagada. É importante ressaltar que a remoção completa, sem cicatrizes, às vezes não é possível.
Tempo do tratamento

É preciso pelo menos cinco tratamentos apenas para remover uma tatuagem simples preta do tamanho de uma moeda  e tatuagens mais complexas podem demorar 10 ou mais sessões. Há também um período de espera de quatro a oito semanas entre cada tratamento a laser para deixar a pele cicatrizar. Caso o paciente não consiga fazer todas as sessões seguidas não há prejuízo algum no tratamento, apenas levará mais tempo.

COMO É REALIZADO O LASER?

O tratamento é feito no consultório sob anestesia local. Durante cerca de 10 dias o paciente fará uso de uma pomada antiinflamatória enquanto a pele se recupera. Durante todo o tratamento é importante evitar a exposição solar. Um fator importante a ter em mente que o laser  de remoção de tatuagem não remove as cicatrizes preexistentes. Então, se o seu tatuador tinha uma mão “pesada” e deixou cicatrizes em sua pele ao colocar a tatuagem, o laser  pode ser capaz de remover  a tinta, mas não de remover a cicatriz embaixo dela.

O laser pode ser utilizado também para remoção de tatuagens de delineamento dos olhos e dos lábios ou sobrancelhas chamadas de micropigmentação.



Pigmentação mal sucedida em sobrancelhas


Pós tratamento

  •          Aplica-se uma gaze com pomada contendo corticóide e antibiótico.
  •          O mesmo produto deve ser aplicado no local 2 vezes ao dia por 10 dias
  •      Imediatamente após o tratamento haverá um “frush”( esbranquiçamento) no local.Também podem surgir púrpuras e petéquias ( pontos roxos e vermelhos) . Isso normalmente desaparece de 7 a 10 dias .


Esbranquiçamento imediato pós laser

  •          A tatuagem irá se desbotando a cada sessão . Várias sessões serão necessárias .
  •          O intervalo ideal entre cada sessão é de 6 a 8 semanas .  
  •          Edema , eritema e sensibilidade são esperados na primera semana
  •       Nos dias seguintes pequena vesículas ( bolhas ) podem se formar seguidas por crostículas . Tais crostas devem cair por conta própria ( nunca remove-las ) .
  •        Banhos são permitidos 24h após o tratamento . Ao secar a pele passar a toalha gentilmente sem remover as crostas .
  •          Não aplique maquiagem nas áreas tratadas
  •          Proteção solar absoluta

Duração média dos efeitos pós laser

  •        Vesículas , bolhas e crostas . Comuns na remoção de tatuagens .    Duração de 4 a 10 dias.
  •         Edema . Duração de 2 a 5 dias .

  •    Hiper-hipopigmentação. A pele pode desenvolver mudança temporária da pigmentação.Duração de 2 a 6 meses .

Hipopigmentação transitória pós laser


EXISTE ALGUMA CONTRA-INDICAÇÃO?

A maioria das pessoas são candidatas ao procedimento, com algumas exceções:


O uso de retinoides orais ( Isotretinoína ) devem ser interrompidos 2 meses antes do tratamento

Gravidez

Reação alérgica potente ao pigmento da tatuagem

Uso de anticoagulantes sistêmicos

Bronzeado

Saúde debilitada

Aplicação sobre queimaduras , abrasões , etc…

Doenças auto-imunes

2 comentários:

  1. Porque quem teve reação alégica ao pigmento da tatuagem não pode fazer a retirada a laser?

    ResponderExcluir
  2. Oi Mychella.
    Isso ocorre pois durante o procedimento de retirada da tatuagem, através do laser, esse pigmento será mobilizado e entrará em contato com o sistema de defesa do organismo para que seja absorvido. Isso pode causar a exposição do pigmento `as células responsáveis pela liberação de mediadores da alergia.

    ResponderExcluir